I Seminário De Risco Biológico
DEATHCLEAN
“O seminário decorreu no dia passado dia 23/02/2024, em Palmela, e foi organizado pela Deathclean, conjuntamente com a Intervir.pt e o município de Palmela.
Este evento contou com o apoio da APSEI, Tecniquitel, The Firefighter Garage, Biohazmat Magazine e Apemeta.
Tratou-se de um evento único, que teve como objetivo consciencializar para o Risco Biológico e contou com uma sessão de apresentação em três painéis, destinados à “Capacitação”, “Proteção e Socorro” e “Pós-Intervenção/Gestão de Resíduos”.
Intervieram como moderadores:
- Dr. João Diegues (Coordenador da Unidade de Saúde Pública);
- Subchefe de 1ª Classe José Miguel Ferreira (Regimento de Sapadores Bombeiros – Lisboa);
- Comandante Ricardo Correia (Bombeiros Voluntários de Azambuja):
- João Cezília (Núcleo Autónomo de Segurança no Transporte de Mercadorias Perigosas da APSEI).
A abertura do seminário ocorreu pelas 09h00. Pelas 09h30, foi apresentado o tema “Risco Biológico em Portugal – Casuística e resposta”, abordado pela Dra. Ana Pelerito, do INSA e que se revelou de muito interesse. A Dra. Ana deu-nos a conhecer o conceito de armas biológicas, quais os tipos de agentes biológicos e a respetiva classificação em classes (A, B e C), entre outros assuntos. Ressalvou a importância do Instituto Ricardo Jorge (INSA), por ser o único laboratório de Estado, do Ministério Público, e uma referência para emergências de risco biológico.”
Para ler o artigo completo, consulte a revista BioHazMag 2024





